Foto: portalgda via VisualHunt / CC BY-NC-SA

Brasil deve ser atingindo por novo ataque virtual; saiba como se proteger

Um novo ataque virtual foi registrado hoje no mundo, especificamente na Rússia e na Ucrânia. Segundo a Adamos Tecnologia, especialista no desenvolvimento de soluções voltadas para segurança de dados e suporte remoto, ele deve atingir o Brasil nas próximas horas, assim que começar a se propagar.

Roberto Stern, sócio-fundador da empresa, explica que a ofensiva começa pelo envio de uma mensagem, ofertando a atualização do Adobe Flash Player. “O usuário, portanto, não deve fazer essa atualização. E aos que têm funcionários (no caso de empresas) ou filhos (no caso de usuário doméstico), não esquecer de repassar e reforçar essa mesma orientação”, ressalta.

Os hackers usam engenharia social para que o internauta-usuário acredite ser necessária a atualização dos softwares, dessa forma, ao rodar o instalador o computador se autoinfecta com o vírus Bad Rabbit. “Se os softwares comprometidos demandarem atualização nos próximos dias, orientamos a proceder com máxima cautela, e, na dúvida, não permitir até que os antivírus estejam identificando a ameaça”, enfatiza o executivo.

Neste ataque, os hackers estão pedindo 0,05 BTC (Bitcoins), aproximadamente US$ 280,00 e, enquanto o pagamento não é realizado, o acesso à máquina fica impedido. “Ressaltamos, portanto, a necessidade dos usuários protegerem seus dados via backup criptografado, mantendo-os sempre atualizados e na nuvem, pois em uma ocorrência desse tipo, eles podem ser resgatados e instalados novamente em qualquer outro computador, evitando, para as empresas, prejuízos relacionados ao tempo de parada ou interrupção de serviços; e, para o usuário final, a perda de documentos pessoais importantes”, finaliza Stern.

LEIA MAIS: Previna-se dos ataques cibernéticos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *