Foto: Pixabay

Site revela a probabilidade dos robôs “roubarem” empregos

Atualmente, há uma grande preocupação mundial em relação à substituição de trabalhadores humanos por robôs e, pelo menos nos Estados Unidos, já é possível se ter uma ideia. Isso porque o site Will Robots Take My Job? (Robôs vão roubar meu emprego, em tradução livre) mostra qual porcentagem de uma profissão será substituída por uma máquina no país.

A página usa dados do estudo “O futuro do emprego: quão suscetíveis à informatização estão os empregos?”, realizado pela Universidade de Oxford em 2013 – o resultado da pesquisa, inclusive, é de que 47% dos empregos norte-americanos correm risco.

Por enquanto, o site está disponível apenas em inglês, e para usá-lo basta digitar a profissão no campo indicado. Em seguida, uma lista com as atividades relacionadas será mostrada. Aí é só clicar na que lhe interessa. Para adiantar, aqui vão alguns exemplos: a chance de robôs assumirem o volante dos táxis é de 89%. No caso dos repórteres, o índice é de 11%; dos engenheiros aeroespaciais, 1,7%; dos professores, 0,95%; dos médicos, 27%, e dos carteiros, 68%.

Criada pelo desenvolvedor inglês Mubashar Iqbal e pelo designer búlgaro Dimitar Raykov, a ferramenta ainda mostra outras informações, como salário médio, número estimado de pessoas empregadas atualmente e crescimento projetado para o futuro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *