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Fidelização de alunos: 6 dicas infalíveis para mantê-los na sua escola

Final de ano é uma época decisiva para as escolas, pois é quando os pais decidem se vão seguir com elas ou procurar outra instituição de ensino para seus filhos. Por conta disso, durante todo o ano letivo, e mais ainda neste período, é fundamental ficar mais próximo dos alunos e suas famílias e redobrar a atenção quando o assunto é satisfação. Confira a seguir algumas dicas infalíveis para aumentar a retenção e garantir o sucesso do negócio.

1 – Invista na captação de alunos

Captar alunos é um dos primeiros passos, afinal, sem eles a escola não sobrevive. Invista uma parte substância da verba para esta área e qualifique constantemente seus funcionários. No momento da matrícula, tire todas as dúvidas dos clientes e exponha com o máximo de clareza quais são as políticas da escola, especialmente com relação a pagamentos e possíveis reajustes, o método de ensino, a estrutura oferecida e o cronograma completo do ano. Dessa forma, certamente você conquistará o candidato certo – ou seja, aquele que terá mais probabilidade de concluir o curso, pois entendeu o funcionamento do local.

2 – Ofereça cursos extracurriculares

Além de seguir as diretrizes curriculares nacionais (normas obrigatórias sobre princípios, fundamentos e procedimentos na Educação Básica que orientam as instituições de ensino na organização, na articulação, no desenvolvimento e na avaliação de suas propostas pedagógicas), as escolas podem e devem oferecer cursos extracurriculares, como o de robótica. Eles irão oferecer outros tipos de habilidades, competências e conhecimentos, que certamente serão importantes para o estudante no futuro, e ainda os deixarão mais preparados para o mercado de trabalho. Tudo isso certamente será um diferencial para a sua instituição e terá grande peso na fidelização.

3 – Comunique-se com os alunos e seus familiares

Ter um bom relacionamento com alunos e familiares é uma das regras de ouro para conquistar a sua fidelidade. Para isso, é importante comunicar-se com eles a todo o momento, seja pela internet ou de forma presencial. Algumas boas ações são manter os pais ou responsáveis sempre bem informados sobre o desempenho de seus filhos e a instituição, deixar um canal aberto para interações com toda a comunidade escolar e realizar eventos, como feiras e mostras, para estreitar ainda mais a relação.

4 – Valorize a equipe

Profissionais satisfeitos prestam um serviço com mais qualidade e, no caso das escolas, fazem com o que alunos fiquem com mais vontade de frequentar o local e mais interessados em aprender. O ideal, aqui, é investir em treinamento e qualificação e valorizar constantemente os esforços da equipe, o que pode ser feito até por meio de premiações.

5 – Mantenha os ambientes agradáveis e amigáveis

Escola limpa, segura, organizada e bem conversada, com salas confortáveis, laboratórios e quadras bem equipados e espaços adequados e acessíveis são itens de extrema importância para os alunos e seus familiares. Sendo assim, não meça esforços para deixar a sua instituição impecável e ao mesmo tempo convidativa para todos.

6 – Apresente soluções para pendências financeiras

Entre as principais causas de troca de escolas estão as pendências financeiras. A fim de evitar que isso ocorra na sua, mostre-se aberto para ajudar o seu cliente. Já no momento da matrícula, como adiantamos acima, explique com total transparência as políticas de pagamento, inclusive reajustes, taxas adicionais e cobranças extras. Além disso, mantenha toda a equipe informada sobre estas regras, para não haver discrepância de informações; analise cada caso com cuidado e boa vontade; nunca exponha o aluno inadimplente e procure oferecer soluções eficazes.

 

 

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