OBJETIVO

O objetivo do Projeto é levar ao aluno a compreensão do mundo tecnológico que permeia nosso cotidiano, sendo indispensável para o uso adequado, eficiente e seguro de aparelhos e equipamentos, e o fornecimento de condições para analisar, fazer escolhas e otimizar essa utilização.

Para permitir o domínio de tais competências, cursos de robótica, com transversalidade de conteúdos previstos pelos Parâmetros Curriculares Educacionais (PCNs), servem de ferramenta para atingir o objetivo da compreensão dos conteúdos pré-estabelecidos e o estímulo das habilidades e das competências relacionadas.

Por se tratar de uma área multidisciplinar, a robótica estimula os alunos a buscarem soluções que integram conceitos de outras disciplinas, como matemática, física, mecânica e eletrônica. Enquanto brinca, o aluno amplia suas capacidade corporal e consciência do outro, a percepção do espaço que o cerca e de como explorá-lo.
Unindo teoria e prática, a robótica é capaz de desenvolver alguns conceitos de trabalho em equipe, autodesenvolvimento, capacidade de solucionar problemas, senso crítico, integração disciplinar (grade escolar), exposição de pensamentos, criatividade, autonomia e responsabilidade.
Com a robótica também são trabalhadas as áreas de desenvolvimento psicomotor e organização neurofuncional da psicomotricidade.

PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ROBÓTICA
E INTRODUÇÃO AO COMPORTAMENTO AUTÔNOMO

  • 01 - Montagem Inicial
  • 02 - Chassi
  • 03 - Rodas
  • 04 - Controlador
  • 05 - Programando o robô NEO
  • 06 - Dinâmicas sociais voltadas ao autoconhecimento e criação de afinidades
  • 07 - Tração Diferencial
  • 08 - Motores Elétricos
  • 09 - Usando o teclado do robô
  • 10 - Display de Cristal Líquido
  • 11 - Entradas e Saídas
  • 12 - Bumper
  • 13 - Navegação Autônoma
  • 14 - Variáveis
  • 15 - Navegação Inteligente
  • 16 - Dinâmicas sociais voltadas à liderança, sistemática e comunicação
  • 17 - Memória EEPROM
  • 18 - Gravador de Percurso
  • 19 - Depuração Básica
  • 20 - Buzzer
  • 21 - Questionário de aproveitamento e avaliação de professor e turma
  • 22 - Matriz de Contatos
  • 23 - Chaves
  • 24 - Grandezas Analógicas
  • 25 - LDR
  • 26 - Dinâmicas sociais voltadas à estrutura organizacional, trabalho em grupo e sob pressão
  • 27 - Controle por Gestos
  • 28 - Seguidor de Luz
  • 29 - Infravermelho
  • 30 - Detecção de Obstáculos
  • 31 - Temporizador
  • 32 - Debate sobre o espaço de trabalho ocupado pela robótica no presente e no futuro
  • 33 - Controle Remoto IR
  • 34 - Teleoperação
  • 35 - Telerobótica
  • 36 - Questionário de aproveitamento e avaliação de professor e turma

IMPLANTAR A PLATAFORMA UNO ROBÓTICA NA SUA ESCOLA FICOU MUITO MAIS FÁCIL!

Não se preocupe, nós cuidamos de tudo para você.