Aliando o Robô NEO e o Studio UNO (ambiente de programação gratuito, baseado no Scratch do MIT, e onde o usuário "monta" seu programa como se estivesse encaixando peças), o aluno conta com uma plataforma completa para o aprendizado da robótica móvel, na qual, através de atividades práticas, desenvolve os principais fundamentos de mecânica, eletrônica e programação, de maneira fácil e intuitiva.

O curso desperta o raciocínio lógico e o gosto pela iniciação científica. Forte, o robô tem chassi em acrílico, dois motores com redução interna, pneus de borracha, alto falante tipo buzzer, cinco teclas programáveis, controle remoto sem fio e um bumper dianteiro com dois sensores de toque independentes para detectar obstáculos.

Opcionalmente, ele vem com módulo bluetooth, podendo se comunicar diretamente com os dispositivos móveis, tais como celulares e tablets, além de poder interagir com outros Robôs NEO.

No caso dos usuários mais avançados (aqueles que têm conhecimento técnico), é possível desenvolver aplicativos com infinitas possibilidades usando a comunicação Bluetooth – interfaces mais avançadas, dataloggers e controle integrado com a web são algumas das opções. 

Junto com tudo isso, o aluno conta também com o NEO CONTROL, aplicativo com interface descomplicada, que permite controlar os movimentos do robô (andar pra frente, trás e lados, por exemplo) através de botões na tela.

É possível ainda movimentar o NEO apenas com a inclinação do dispositivo (celular ou tablet). Esses movimentos acontecem graças à “conversa” entre o aparelho e o Robô NEO – é o acelerômetro do smartphone que diz o que ele deve fazer e para onde deve ir. 

O Robô NEO pode ser programado em Linguagem C (MPLAB - HITEC PICC18) no Studio Uno. No coração do controlador está o microcontrolador Microchip PIC18F4550 rodando a 48 MHz, sendo capaz de realizar 12 milhões de instruções por segundo (MIPS).
Ele também oferece 32KB de memória flash para programas, 2KB de RAM e 256B de memória EEPROM (persistente), além de acesso a portas digitais e analógicas, que o usuário pode utilizar para expansões eletrônicas. Os controladores permitem o acionamento direto de dois motores DC de 2,5ª cada com diversos níveis de velocidade.

IMPLANTAR A PLATAFORMA UNO ROBÓTICA NA SUA ESCOLA FICOU MUITO MAIS FÁCIL!

Não se preocupe, nós cuidamos de tudo para você.