AMBIENTE DE PROGRAMAÇÃO AMIGÁVEL E GRATUITO

O Studio UNO é o ambiente que permite a programação do Robô NEO, e o que a torna fácil e divertida. Possui interface moderna, em português e inglês, e foi desenvolvido – e é mantido – pela UNO Robótica a partir da linguagem de programação educacional Scratch, do MIT Media Laboratory.

Ele baseia-se no modelo de programação por blocos, onde o usuário elabora os programas ao arrastar comandos para a área de programa, criando sua lógica ao encaixar diferentes blocos entre si. É adequado para alunos a partir dos 8 anos de idade.O Studio UNO é gratuito e pode ser utilizado livremente.

Com a interface drag-and-drop (arraste e solte), baseada no reconhecido Scratch do MIT, programar o Robô NEO é fácil e divertido. Basta arrastar os blocos de comando das diversas categorias disponíveis, encaixando-os uns nos outros na área de programa, formando pilhas para criar a sequência de execução.

Com centenas de blocos de comandos disponíveis, é possível programar o robô sem precisar digitar uma linha de código sequer, eliminando problemas de sintaxe e semântica.

Usuários avançados conseguem importar bibliotecas de código existentes e usar diretamente os registradores do microcontrolador. Também é possível digitar comandos diretamente na linguagem C.

SIMULAÇÃO E DEPURAÇÃO
Ferramentas profissionais à disposição

Simulação e depuração são ferramentas usadas para encontrar e eliminar erros em um programa. Esses erros também são conhecidos como bugs, e o processo de encontrá-los chama-se debug.
Assim, as ferramentas de simulação e depuração do Studio UNO são recursos que podem ser usados para verificar o funcionamento do programa. Enquanto ele está sendo simulado, podemos usar o depurador para inspecionar o conteúdo das variáveis, simular as entradas e as saídas, acompanhar passo a passo a execução de cada bloco de comando, parar o processamento em um determinado bloco e visualizar o estado do controlador no simulador.

Para que o robô compreenda o que deve fazer é necessário traduzir o programa em uma linguagem compatível com a do controlador. Este processo chama-se compilação: tradução de um programa feito em linguagem de alto nível (no caso, uma linguagem de blocos) para um código em linguagem de máquina.
No Studio UNO a compilação é automática e envolve as seguintes etapas: um arquivo em linguagem C é gerado a partir dos blocos de comando; na sequência, este arquivo .C é compilado gerando o código de máquina em um arquivo com extensão hex; por fim, o programa é transferido para a memória do Robô NEO através da conexão USB, para ser executado.

IMPLANTAR A PLATAFORMA UNO ROBÓTICA NA SUA ESCOLA FICOU MUITO MAIS FÁCIL!

Não se preocupe, nós cuidamos de tudo para você.