Foto: Pixabay

Tecnologia beneficia escolas, educadores e alunos

Não tem jeito, no mundo atual é impossível separar a educação da tecnologia, e isso vale tanto para a sala de aula quanto para a gestão dos institutos de ensino. Com o uso de ferramentas digitais, a aprendizagem se torna mais fácil e interessante, a gestão do negócio mais rápida e a interação entre toda a comunidade escolar, incluindo aí pais e responsáveis, mais direta e eficiente.

Alunos

Parte da rotina dos brasileiros, smartphones, tablets e computadores também são importantes ferramentas na hora dos estudos. Com elas, e também com a ajuda de robôs, realidades aumentada e virtual e e-books, os alunos têm a possibilidade de expandir seu universo, tendo contato com outros pontos de vista e culturas. Além disso, a tecnologia desperta a curiosidade e estimula a busca por mais conhecimento, a troca de informações e o estudo mais aprofundado de determinados assuntos. Ela ainda deixa a aula mais dinâmica e atraente, o que reduz a evasão escolar e a repetência, e ajuda na inclusão dos diversos tipos de estudantes.

Educadores

Para os educadores, a utilização da tecnologia na sala de aula também é extremamente benéfica. Isso porque eles ganham um leque maior de opções de ensino – não ficando apenas no trio lousa, livros e filmes – e, consequentemente, alunos mais interessados e participativos. Outras vantagens dos aparatos tecnológicos é que eles facilitam a preparação das matérias, a organização das informações e o mapeamento das principais demandas dos alunos, a fim de melhorar o seu desempenho, e aumentam a integração e o diálogo entre professores e estudantes.

Escolas

Quando se trata das escolas, a tecnologia atua como uma grande aliada na gestão. Ao empregar novos sistemas e aplicativos, a instituição consegue economizar – por exemplo, nos gastos com papel –, e melhorar a produtividade. Ao automatizar as tarefas, a escola ainda possibilita um contato mais efetivo e direto com pais e responsáveis e ganho de tempo para toda a equipe. E tem mais: as inovações permitem que todos os departamentos do negócio fiquem interligados de forma mais rápida e eficaz.

Apesar do uso da tecnologia ser imprescindível hoje em dia nas escolas, é importante salientar que ela deve ser um canal a mais, um apoio, e não a protagonista do processo de aprendizagem. Também é fundamental que professores e demais funcionários sejam muito bem preparados para poderem aplicá-la com eficiência e haja uma implementação gradual e de acordo com as reais necessidades dos alunos.

Quer saber mais sobre o mundo da educação e da tecnologia? Assine a nossa newsletter e receba sempre atualizações, artigos e vídeos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *